Avaliação do Manejo

Publicado em 07/03/2022

Voltar

Hoje vamos aprender a realizar uma Avaliação do Manejo através da Oferta de forragem no AgroHUB. Esta é uma função exclusiva dos produtos Manejo Pecuário e PC Sat.

Esta avaliação permite ao usuário analisar se a distribuição dos animais nas áreas e módulos de pastejo da fazenda está adequada à disponibilidade de forragem. Ou seja, se os animais estão na quantidade e peso corretos para cada área ou módulo ou se estão faltando ou sobrando animais. Esta análise permite que o manejo seja avaliado e ajustado, garantindo o aproveitamento ótimo da forragem produzida na fazenda.

Para iniciar uma avaliação, acesse o sistema e clique em “Avaliação do Manejo”. O sistema irá verificar se a fazenda dispõe de dados de satélite. Se houver dados de massa analisados via satélite nos últimos 60 dias, o botão de “Utilizar análise de massa via satélite” será habilitado. Caso não haja, apenas o botão de “Utilizar estimativas de massa a partir de alturas” estará disponível.
Se a fazenda dispor de dados de satélite atualizados, clique no botão de Utilizar a análise via satélite para obter uma análise mais precisa. Se não, você precisará ajustar a Massa pela altura antes de chegar na Avaliação do manejo.

Abrindo a tela de avaliação do manejo, o sistema apresentará uma listagem com os módulos ou áreas de pastejo da fazenda, com os valores de área em hectares, Matéria verde seca, folhas, colmos e material morto em quilos por hectare apresentados ao lado. Os totais estão sempre na primeira linha da tabela.

A data em que estes valores foram analisados pode ser vista no campo “Data da última avaliação”.
Na parte de cima da tabela, você pode escolher filtrar por Retiro para avaliar somente as áreas dentro do retiro escolhido e pode também definir o método de cálculo da Oferta de forragem nesta avaliação: considerando o valor de matéria verde seca ou a soma dos componentes desejados: folhas, colmos e material morto. Neste vídeo, utilizaremos a matéria verde seca.

Para iniciar a avaliação, informe a Oferta de forragem desejada na fazenda. Você pode informar diretamente na primeira linha da tabela, para atribuir a todos os módulos e áreas listados abaixo, e ajustar os valores específicos de cada módulo e área nas linhas correspondentes. Por exemplo, aqui utilizaremos o valor geral de 10% de oferta, alterando apenas o primeiro módulo para 8%.
Quando a oferta desejada for informada, o sistema calculará o Suporte de cada área ou módulo em quilos de peso corporal por hectare, valor apresentado na coluna “Suporte”.

As 5 colunas da direita, aninhadas na seção chamada “Atual”, apresentam a quantidade de cabeças existentes por área ou módulo hoje, trazendo também os valores de peso médio, taxa de lotação e oferta atuais. A última coluna, chamada Desvio em cabeças, exibirá o valor de quantidade de cabeças a serem incluídas ou removidas de cada área ou módulo para se chegar na oferta desejada. Este valor de desvio considera o peso médio dos animais já existentes dentro da área ou módulo ou, caso esteja desocupado, o peso médio geral dos animais da fazenda. No nosso exemplo, para o primeiro módulo, seria necessário “remover x cabeças de x peso médio” ou “incluir x cabeças de x quilos de peso médio” para se chegar na oferta desejada.

Na barra “Selecione as colunas que deseja ocultar”, é possível solicitar ao sistema que apresente em tela a seção de Simulação. Estas 5 colunas de simulação seguem o padrão de informações apresentadas na seção atual, mas permitindo ao usuário informar a quantidade de cabeças e peso médio em cada área ou módulo. Esta é uma seção para simular nova disposição dos lotes de animais na fazenda ou mesmo considerar compras e vendas necessárias para o ajuste da oferta.

Quando a análise estiver finalizada, clique no botão “Salvar e exportar relatório” para salvar esta análise e exportá-la via planilha. Clicando nos 3 pontos ao lado do botão, é possível também limpar a simulação ou somente salvá-la. Todas as simulações salvas podem ser consultadas através do Relatório de Avaliações de Manejo.

Continue assistindo nossos vídeos para entender mais sobre o AgroHUB.

Vídeos Relacionados