Publicado em 02/04/2021
Voltar
Olá! Vamos iniciar nossa sessão de cadastros gerais da versão gratuita no software AgroHUB.
Os cadastros gerais são necessários para todas as fazendas, trabalhem elas com pecuária, agricultura e/ou integração.
O primeiro passo é o Cadastro de Culturas, que permite à fazenda cadastrar seus cultivos e forrageiras.
No menu à esquerda clique em “Cadastros” e selecione a aba “Culturas”.
Vá até a parte direita da tela e clique em “Novo”.
Selecione inicialmente qual o tipo de cultura que será cadastrado.
A cultura agrícola trará opções de cultivos de agricultura como soja, milho, cana, arroz, entre outros.
Pastagem, para as forrageiras presentes nas áreas de pastejo de animais.
E silvicultura, caso existam na sua fazenda culturas de áreas florestais.
Agora, selecione a espécie. O AgroHUB traz uma lista pré-cadastrada com nomes comuns e científicos das espécies com maior expressividade na agropecuária brasileira. Caso você não encontre alguma espécie cultivada em sua fazenda, entre em contato com o nosso suporte.
O último passo obrigatório é conferir e ajustar o nome comum utilizado na fazenda. Neste campo, você pode alterar o nome desta cultura para adequar ao nome mais utilizado na sua fazenda ou inserir os detalhes da cultivar sendo utilizada.
Por exemplo, se a forrageira for Brachiaria decumbens, mas na sua fazenda ela é chamada de “Braquiarinha”, altere este campo para “Braquiarinha”. Facilitando a identificação no campo.
Outro exemplo: se vocês estiver cadastrando uma cultivar de milho, selecione a opção Milho e adicione o nome da cultivar neste campo, para exemplificar: “Milho XYZ90″.
Dica importante: caso exista uma mesma cultivar ou forrageira na sua fazenda recebendo diferentes manejos de fertilização ou em diferentes condições de crescimento, indicamos que sejam cadastradas separadamente. Por exemplo, se você tem uma área de Mombaça sem adubação e outra área de Mombaça com adubação, cadastre o Mombaça adubado e o Mombaça sem adubação.
Se existem áreas das mesmas cultivares de soja em sequeiro e outras sob irrigação, cadastre também as duas separadamente. Essa ação permite o controle produtivo de forma isolada e o agrupamento de dados pelos diferentes manejos recebidos pela mesma planta.
Os outros dados na tela não são obrigatórios. Caso disponha dos dados, continue:
Insira em porcentagem, o aproveitamento de produção nas águas.
Ao lado, é possível inserir a distribuição mensal da produção desta cultura em quilos de matéria seca por hectare. O sistema calculará automaticamente a produção anual.
Clique em Salvar e pronto, sua nova cultura estará criada.
Repita este processo para as diferentes espécies e cultivares presentes na sua fazenda. Isso será necessário para nosso próximo passo: o cadastro das áreas da sua fazenda!