Compra de animais

Publicado em 08/05/2021

Voltar

Olá! Estamos iniciando o módulo de operações financeiras no AgroHUB. Vamos aprender a realizar compras e vendas, além de entender como elas fazem parte do controle financeiro no AgroHUB.

Para realizar uma nova compra, abra o menu “Finanças” e selecione compras e pagamentos.

Em “novo”, escolha: compra de animais.

A compra de animais é realizada em três etapas:

  • O acordo de compra.
  • Os dados financeiros da compra, que gerarão as contas a pagar.
  • E o recebimento dos animais na fazenda, que poderá ser feito em etapas ou uma única vez, permitindo que você faça os registros conforme eles acontecem no campo.

As etapas podem ser feitas separadamente, como você verá no decorrer deste vídeo.

Primeiro, informe a data da compra e o fornecedor.
Preencha a quantidade de cabeças e a unidade sendo negociada. Podem ser cabeças, arrobas ou quilos. Na unidade cabeças, basta colocar o valor unitário para que o total seja calculado. Para unidade de quilos ou arrobas, o sistema exigirá a quantidade de quilos ou arrobas negociados.

Por exemplo, se você colocou 20 cabeças e cada uma delas pesa 200kg, você irá comprar 4000kg no total. Insira o valor unitário relacionado a unidade de medida escolhida, e pronto.

O primeiro passo da compra está terminado. Você pode clicar em “salvar” e esta compra ficará salva para que seja completada posteriormente. Ou clique em “Salvar e avançar” e passe automaticamente para a próxima etapa.

Nesta aba você insere mais informações sobre os dados financeiros.

É neste ponto que será possível gerar suas contas a pagar. Inicialmente, se houver, insira um arquivo de nota fiscal.

Depois, preencha os outros campos: pode inserir descontos e multas, o número da nota fiscal e o número de parcelas. Atenção, coloque pelo menos UMA PARCELA, para que a compra possa ser inserida no seu controle de contas a pagar no AgroHUB.

Depois disso, campos de Centro de Custo e Plano de Contas irão aparecer. Insira o Centro de Custo e o Plano de Conta vinculados ao pagamento desta operação. Clicando em “editar” você poderá editar a quantia de dinheiro de cada parcela, e as outras informações do rateio, como Centro de Custo e Plano de Contas.

Insira uma observação se achar necessário. Novamente, clique em “salvar” e esta compra ficará salva para ser completada posteriormente. Para passar automaticamente para a próxima etapa, o recebimento dos animais na fazenda, clique em “Salvar e avançar”.

Para o recebimento dos animais clique em “Cadastrar Transportes” e insira os dados:

  • a data
  • o tipo de transporte
  • o nome, o cpf do motorista, a placa do veículo e o número da GTA se houver
  • registre o pagamento do frete, se houver
  • e por fim, cadastre os lotes novos de animais: clique em “Cadastrar lotes” e, na nova tela, selecione a área em que os animais entraram na fazenda e as especificações deste lote: quantidade de animais, qual categoria de manejo se encaixam, peso médio, nome do lote, idade e situação. Essa ação é a mesma de criar um novo lote na sua fazenda, por isso, todos esses dados serão necessários.

Uma vez realizado este processo, este lote será parte do rebanho da sua fazenda.

Confira, antes de encerrar, se os dados estão corretos. Insira todos os lotes que chegaram na fazenda.

Uma vez conferidas as informações, clique em salvar e pronto. A compra foi realizada com sucesso! Agora estes animais fazem parte do seu rebanho.
Olhando para a lista de compras, perceba que existem algumas que possuem duas ações em verde: o lápis de edição comum, ou o ícone de caminhão.

Compras que possuem o ícone de caminhão são compras onde o processo de recebimento de animais não foi concluído. Ou seja, ainda existem lotes desta compra que não entraram na fazenda. Quando estes lotes chegarem, para registrá-los basta clicar no caminhãozinho e inserir todos os dados já mencionados. Para encerrar uma entrega, marque “Encerrado” na tabela de produtos desta compra e salve.

No ícone comum de edição, o ícone de lápis, você poderá escolher entre: editar a aba do acordo de compra em “Animais” ou os dados financeiros em “Financeiro”. Podendo inclusive editar as parcelas.

Além disso, clicando no olhinho verde, é possível ver as informações relacionadas a sua compra. Logo ao lado vemos o status das compras efetuadas. O AgroHUB conta com três status: incompleta, pendente e concluída. Todos estes se relacionam ao processo de pagamento da compra.

Uma compra incompleta AINDA NÃO GEROU PARCELAS. Ou seja, o processo dos dados financeiros não foi concluído e contas a pagar ainda não foram geradas.

As compras pendentes são compras com parcelas geradas já existentes na aba de CONTAS A PAGAR, mas que ainda não foram quitadas. Para entender como funcionam as contas a pagar e contas a receber, veja nossos vídeos tutoriais.

Já as compras concluídas, são compras onde contas a pagar foram geradas e foram todas pagas.

Para conferir sua compra, entre no mapa de manejo e encontre os lotes cadastrados.

Continue nesta sequência de vídeos para entender mais funções da sua organização financeira no AgroHUB!

Vídeos Relacionados